sábado, 24 de abril de 2010

2ª CARTA ABERTA AO EXCELENTÍSSIMO PREFEITO DE SÃO JOÃO DE MERITO E A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA!

Excelentíssimo Sr. Prefeito Sandro Mattos e Sr. Secretário de Segurança Carlos Augusto Beça Moutinho, mais uma vez estou aqui para denunciar o descaso da Polícia Militar com o nosso Município!
No último dia 18/04/10 fui ameaçada de morte por causa de um mijão! É isso mesmo... ameaçada de morte!!
Todos os domingos fazem um baile funk a céu aberto na Rua Vespaziano Magalhães que fica no Jardim Íris, chegam os carro de som para "duelar", fecham a rua e consomem bebidas alcóolicas indiscriminadamente, inclusive os motoristas, colocam o som dos carros no último volume, com funks apelativos, pornográficos e que incitam ao crime e todas as pessoas pulam e dançam em uma enorme confraternização abusiva e desrespeitosa com os moradores, chega a ter em média 80 pessoas por domingo no evento "improvisado" mas bem divulgado, vem pessoas de todos os lados pertubar a paz dos moradores, tudo é claro, com a conivência do dono do estabelecimento!
Enfim... muita gente, bebida a vontade, menores consumindo, funk, falta o quê além de segurança, ordem, respeito, etc? Banheiro é claro! E adivinha aonde é o banheiro? No meu portão, no poste e no portão da vizinha em frente minha casa! É um absurdo! Um abuso!
Toda semana eu aciono o 190 com a mesma reclamação, até que a atendente me passou um telefone que atende como Disque-Barulho que só serve para o Município do Rio e não para São João de Meriti! Nós temos o disque o quê??? Temos algum disque alguma coisa?? Se tivermo não é divulgado para população!
Uma hora depois da primeira solicitação ao 190 que aconteceu as 22:00h do domingo dia 18/4 ninguém apareceu! Fui até o portão e dei de cara um mijão, pedi para sair e ele saiu, e assim aconteceu mais umas 3 vezes até que o último mijão disse o seguinte: "Vai tomar no seu cú, se fuder, que eu mijo aonde eu quiser, você manda do seu portão pra dentro! Aqui fora não!" E colocou o "bilau" p/ fora e mijou, fiquei indignada, com raiva, peguei uma vazilha d'água e joguei no mijão, dizendo a seguinte frase: "Já que vou ter que lavar o mijo, então lavo logo o mijão!"
Ele partiu p/ me agredir, logo chegaram mais 2 para ajudá-lo na agressão, minha mãe, uma senhora de 60 anos com sequelas de um AVC, ouviu a confusão e chegou até o portão e foi recebida com um dedo e três tapinhas na cara dizendo que era p/ ela ficar calada senão iria levar porrada! Chegaram 3 vizinhos e 1 vizinha p/ nos socorrer da agressão e ainda assim eu levei um tapa seguido de várias ofensas e frases como: "vou te arrebentar todinha p/ você aprender a me respeitar!" Logo já havia uma aglomeração dizendo assim, não defende não, deixa as abusadas apanharem, se referindo a mim e minha mãe, no mínimo devia ser os mijões que eu impedi de mijar na minha frente! Não abaixei a cabeça e na primeira oportunidade acionei novamente o 190!
Expliquei todo o acontecido e pedi urgência pois havia sido agredida e estava sendo ameaçada!
Fui até o portão para esperar a viatura e fazer a ocorrência e nesse meio tempo o cara disse que ía me matar! Eu disse que consideraria isso um caso de polícia uma vez que ele estava me ameaçando de morte! Ele riu e me respondeu o seguinte: "Vai lá otária! Pode chamar a Polícia que você quiser! Que não vai aparecer ninguém aqui, e se aparecer manda ir lá dentro da favela me buscar que eu quero ver se vai! Você marcou a cara de todo mundo aqui? Porque a gente marcou a sua, tá marcada p/ morrer!"
E de fato, a Polícia não apareceu! E fiquei "vendida" perante as ameaças de alguém que não conheço, não sei onde mora, não sei nem de que buraco saiu... pelo menos não sabia...
Graças a Deus, tenho Policiais idôneos na família, infelizmente em outro Batalhão, outro Município, mas que fizeram alguns contatos e curiosamente uma viatura da PM fez uma ronda no último feriado dia 21/04 não tendo nenhum problema no local!
Mas as ameças continuam, e a preocupação também!
Acho que já está na hora de dar um basta nessa Polícia "permissiva" de São João de Meriti!
Mais uma vez foi registrada uma reclamação na Ouvidoria da PMERJ!
E, com certeza, o Comandante do 21º Batalhão irá dizer que não sabe de nada...
Mas eu sei, sei que fui desrespeitada na porta da minha casa, fui agredida, e mais do que isso, agrediram uma senhora de 60 anos, porque foi repreendido em urinar no portão alheio, acho que isso é crime, né??
Enfim... aonde é que vamos parar??
No aguardo de uma breve solução para o caso...
Aproveitando para registrar aqui outro incidente que presenciei. Como estou com problemas no meu computador, estou usando a internet da lan house daqui da esquina (Maria Magalhães com Vespaziano Magalhães), e enquanto escrevia essa carta, ouvia o seguinte papo: "Aí cara, conhece o fulaninho? Me chamou para roubar hoje... ele disse que saiu do tráfico que ía roubar hoje e me chamou pra ir com ele!"
O outro respondeu: "Conheço sim, ele era lá da Igrejinha... falaram que ele tava devendo papo de 300 conto..."
Eu disfarcei e olhei para trás, eram garotos que não deviam passar de 17 anos!!
E sairam da lan house conversando como se tivessem falando de jogo do futebol!!!
O outro garoto que estava na máquina do meu lado, vendo videos de fotos com pessoas fortemente armadas ouvindo funks que fazem apologia a crimes!!!
É isso que a nossa juventude está aprendendo?? Preocupação ao quadrado!!!
Me coloco a disposição para qualquer esclarecimento

Fabiana Soares
phabyana@globo.com

Um comentário:

  1. Pois é, descaso do poder público, a mercer da própia sorte e nas mãos de menores e maiores infratores, indelinquentes. É realmente uma grande pena agente estar e se sentir cada vez mais prisioneiras, e para melhorar nossa condição, só fazendo isolamento ou andando armado, se tornando mais um deles.
    Sinto muito mesmo em ler toda essa situação, em um lugar sempre tão calmo e familiar, se tornando uma pequena favela com a coveniência da população e do poder público :(

    ResponderExcluir