quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Em Tempos Modernos...

...O que será do amor?

Estamos vivendo em um mundo tecnológico e com isso a forma como lidávamos com certas coisas mudaram muito! Uma delas foi como se relacionar... hoje não precisamos mais ir a baladas, bares, sequer precisamos sair de casa para conhecer pessoas interessantes, ou não, e começar um relacionamento, seja de amizade ou namoro!
Em tempos de valores invertidos a relação a dois ficou banalizada, o romantismo e a arte da conquista saíram de moda... estão tão obsoletos quanto aquele velho casaco de lã, herdado da vovó, esquecido no fundo do armário, mas que aquece muito mais do que os produzidos hoje, mas que ninguém quer usar porquê está fora de moda, consegue entender?
As redes sociais viraram grandes painéis de publicidade de si mesmo, terra onde tudo é perfeito, problemas não existem e todos somos juízes, donos de verdades absolutas! Ofensas e julgamentos viraram sinceridade e ninguém mais teme dizer nada, e tudo é feito pela tela do computador ou do celular! Relações começam e terminam pela internet, os sentimentos tornaram-se dependentes da interpretação do outro com a ajuda dos emojis que substituiriam o sorriso, choro, toque, olhar...
Se quando tudo era olho no olho já era difícil de saber como reagir em determinadas situações, agora que não podemos ver as reações, expressões do outro como saber se o outro está mesmo chateado ou se está fazendo charme? Ou se aquela frase escrita meio "sem noção" era apenas uma brincadeira ou um "se colar colou!" Não tem como... e a falta de entendimento, vira falta de comunicação que nos causa decepção porque o outro, que está longe, não conseguiu adivinhar o que pensamos e sentimos apenas lendo o que escrevemos... como se isso fosse possível!
A tecnologia nos trás muitas vantagens, mas está nos roubando a sanidade! Estamos cada vez mais isolados e dependentes da internet, dos smartphones, e essa solidão disfarçada de companhia nos tira a vontade de conviver em grupos reais... cada um na sua, cada vez mais egoístas, porém fingindo se importar com o outro!
As pessoas não se ligam, não se vêem, vivem focados nas relações por whatsapp como se o mundo fosse ali, como se horas de conversas virtuais fosse capaz de substituir aquele papo furado tomando um chopp ao lado de quem se quer terminar a noite! Tenho a sensação que tudo isso está acontecendo sem que as pessoas se dêem conta disso!
Aquela velha frase do grande Renato Russo está mais atual do que nunca:"Vivemos em um mundo doente!" A internet tornou-se uma droga capaz de causar dependência, o assunto vem sendo discutido como um problema de saúde pública... além da dependência ela trás a depressão causada pelas ideologias de mundo e relacionamentos perfeitos, tipo País das Maravilhas e príncipe encantado, no qual as pessoas preferem viver ao invés de abrir os olhos para o que realmente acontece fora das telas; trás o egocentrismo onde diz que você é quem importa, que só o que você sente é verdadeiro e a forma como age é a certa, que os outros que estão errados, que corram atrás de você, porque você é o "cara"! Auto-estima faz bem para todo mundo, porém o mundo não gira ao nosso redor, não é verdade?; Trás um ódio que se manisfesta ao menor sinal de contrariedade de opiniões, ideias, vontades, e ao mesmo tempo que despejamos nossas "verdades" nos ofendemos com as "verdades"
alheias; trás a preguiça; trás o isolamento; trás o narcisismo demonstrado em todas as selfies descontroladas e inapropriadas exibindo seus corpos perfeitos, rostos maquiados, dizendo: "olha eu sou a mais linda / lindo de todos!" "Todo mundo quer estar comigo!" e chove aquele monte de curtidas e elogios que inflamam ainda mais o ego, mas e na hora que realmente precisa de alguém te curtindo de verdade, será que tem? Alguém te elogiando no pé do ouvido, tem? Na maioria das vezes não... e essa falta de afeto real acaba te jogando em sites e aplicativos com milhões de catálogos e portfólios de pessoas, supostamente, legais, felizes, bem resolvidas, mas sozinhas em busca de um verdadeiro amor! Só que nesses aplicativos / sites com essa finalidade, de amor não tem quase nada... a maioria busca aventuras extra conjugais, relacionamentos casuais como se as pessoas fossem descartáveis!
Parando para pensar, nos tornamos descartáveis no momento em que deixamos de se importar com o que o outro sente de verdade, sabe? Quando paramos de praticar a empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro! Esse excesso de importância que damos a nós mesmos faz com que cometamos erros irreparáveis nas nossas relações pessoais e mágoas em quem se importa conosco de verdade... e o que acontece? Perdemos a oportunidade de viver o amor de verdade, ou momentos maravilhosos ao lado de alguém mega bacana!
Tudo isso me remete a uma crônica que li há quinze anos atrás chamada O velho tema do eu e do outro, que diz o seguinte: "O outro nunca sabe direito o que é e representa para gente, e a vida vai nos ensinando a sermos cada vez mais sozinhos, pelo acúmulo da não correspondência daqueles que nos significam algo, mas nunca souberam ou perceberam na exata medida, ou preocupados em excesso com seus próprios problemas, nunca atenderam ao potencial de afeto que por eles ou para eles havia em nós, e foi se desgastando por desuso ou dispersão, já que não o souberam receber. Às vezes a gente é esse outro, aí o outro fica com seu gesto de amor à espera da gente. Às vezes esse outro é mesmo o outro, aí é a gente que fica com o próprio gesto de amor solto no ar à espera de aceitação, entendimento e correspondência. Em ambos os casos, dói!". Não sei o autor dessa crônica mas ela diz muito sobre a arte de enxergar o que o outro sente e não só que sentimos!
Por muitas vezes me perguntei se estava sendo fria, exagerada, egoísta, dramática em algumas situações, em alguns momentos achei a resposta e em outros a dúvida paira até hoje!
Isso fez com que, até um tempo atrás, eu estivesse exageradamente preocupada com o sentimento do outro, as vezes até me contrariando para não magoar, pedindo desculpas mesmo quando estava certa... mas aí era eu quem sofria com essa "contrariedade" dos meus ideais, porquê na tentativa de poupar o outro, que só estava preocupado consigo mesmo, eu me machucava! E isso não me permito mais!
Não existe ninguém perfeito, hora ou outra haverá discordância, desentendimento, mas sou a favor do diálogo sempre, eu disse diálogo e não monólogo onde você sempre se desculpa e só você entende o outro se auto culpando por todos os problemas da relação! E isso é chato, é complicado, requer paciência, e paciência se tornou uma virtude também perdida para o avanço da tecnologia.
As pessoas não tem mais paciência para nada e com ninguém! É muito mais fácil descartar alguém com quem estamos vivendo um conflito ou desencontro de ideias do que debater, não é verdade?
Finalizando essa longa reflexão acho importante frisar que relações humanas sejam virtuais ou reais serão complexas sempre! Que a tecnologia nos trouxe muitas facilidades mas que não podemos perder nosso bom senso, e a vontade de viver no mundo real mesmo com todas as desilusões... que nossas verdades necessariamente não são as verdades do outro, que devemos praticar a empatia sem nos anularmos e que pessoas tem sentimentos e não são descartáveis mesmo que estejam do outro lado de uma tela fria de celular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário